Nutricionista do Unasp oferece dicas para alimentação saudável

Tamanho da LetraA+A-

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, é a maior instituição Adventista em regime de internato do mundo. Atualmente 1.650 jovens residem dentro da instituição. Para atender esse grupo são servidas cerca de 5 mil refeições todos os dias. O cardápio é montado dentro de especificações ovolactovegetariano, sem a presença de qualquer tipo de carne.

A nutricionista da instituição, Michelle Fernandes, selecionou algumas dicas importantes, denominadas por ela de “segredinhos”, para atingir níveis satisfatórios de ingestão de proteína na alimentação. Ela ainda ressalta que saber combinar os alimentos é o principal ingrediente na hora de substituir a carne pelo regime alimentar servido no Unasp-EC.

Confira as dicas:

1. Mantenha o prato com alimentos de diferentes cores. Essa parece uma dica simples, no entanto, quanto mais colorido for a formação do prato (folhosas e legumes), maior será a ingestão de nutrientes de diferentes grupos.

2. Arroz e feijão devem ser amigos inseparáveis. A combinação tipicamente brasileira tem um grande valor nutritivo, possuem aminoácidos essenciais com características diferentes, mas que juntas formam uma ótima combinação proteica.

3. Consuma ovos de galinha (de preferência cozido), a porção pode conter até 9 gramas de proteínas e vitamina B12 (encontrada principalmente nas carnes vermelhas).

4. Seja amigo das leguminosas (ervilha, lentilha, grão de bico, soja), pois são fontes de proteína vegetal, vitaminas e minerais e ferro.

5. Acrescente cogumelos nas preparações. 100 gramas de cogumelo pronto, possui proteína compatível em quantidade a um pedaço de 100 gramas de carne vermelha.

6. Não procure um único alimento para substituir a carne, o segredo dos ovolcatovegetarianos de sucesso é conhecer as propriedades dos alimentos e fazer uma reforma alimentar legal.

7. Sementes oleaginosas, como as amêndoas, nozes, avelãs e castanha de caju, são ricas em proteínas, além de conter vitamina C, complexo B e minerais. São ótimas fontes de gorduras mono e poli-insaturada, o que faz aumentar o colesterol bom (HDL) diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

8. Coma espinafre, pois é uma fonte de proteínas vegetal. Além disso, o espinafre é rico em ácido fólico, vitamina A, vitamina C, ferro e outros minerais que são encontrados na carne.

 

Escrito por Redação em 24 de março de 2017